home Bloco-notas
Portuguese blogspotting
logotipo


links em nova janela



15.2.04

Títulos dos blogs - lista 2027


1. Alguns títulos de blogs portugueses têm sido alterados, aparecendo na lista do BN (e em todas aquelas das quais constam) com designações estranhas. Fui alertado do facto por email (agradeço mais uma vez à autora), e suponho vir a propósito uma momentânea ressuscitação do BN, por forma a dar conhecimento aos indefectíveis deste serviço: do quê, e de como resolver.

2. Esta acção de sabotagem, pirataria ou pura imbecilidade, como se prefira chamar-lhe, é de uma simplicidade que apenas poderá surpreender quem não conheça exactamente o serviço blo.gs, em especial pela fragilidade, técnica e mesmo operacional, daquele serviço.

3. Conforme por diversas o BN alertou os utilizadores (ver, por exemplo, esta FAQ), uma lista blo.gs NÃO É SERVIÇO DE "APONTADOR" e possui diversas limitações, como apenas reflectir, e de forma imperfeita, as actualizações verificadas em cerca de dois terços dos blogs existentes. A possibilidade de alteração dos títulos, por parte de seja quem for, é apenas mais uma das muitas lacunas técnicas das listas blo.gs.

4. O BN encerrou no dia 16 de Novembro do ano passado. Por iniciativa própria e para meu uso pessoal, mantenho actualizada a lista de utilizador nº 2027; esta vai servindo também, ao que sei, para alguns "bloggers" portugueses, uma minoria de "indefectíveis, como antes referi.

5. Não tendo qualquer mandato, e muito menos qualquer obrigação, de proceder eu próprio à correcção dos títulos alterados, e visto que isso pode ser feito por qualquer pessoa, limito-me por conseguinte a dar conta da situação e a indicar aos interessados uma forma de a resolver minimamente:


ir para a página de "ping" da blo.gs
inscrever o título correcto do blog, no campo "name"
inscrever o endereço respectivo, no campo "url"
"click" no botão "ping"



6. Foi apenas isto que foi feito, por alguém que se deve julgar muito espertinho e divertido; qualquer pessoa o pode fazer, repito. E mais: a qualquer momento, o(s) mesmo(s) ou outro(s) podem perfeitamente escavacar tudo outra vez. É (seria) suposto os títulos alterados ficarem correctos de novo após três dias - mais uma das estranhas idiossincrasias da blo.gs - ou logo que haja nova actualização com "ping" automático; porém, isso pode não acontecer. Portanto, a recomendação final a todos os bloggers é que implementem nos seus blogs qualquer um dos sistemas de "ping" programático.

7. Sugiro ainda que escrevam à equipa da blo.gs, porque apenas a minha própria mensagem é muito capaz de não dar qualquer resultado. Se, desta vez e surpreendentemente, afinal der, terei muito gosto em publicá-la aqui.

Carlos Antunes

P.S.: no caso de a moda pegar, é bom que os utilizadores se vão habituando a ler endereços no rodapé...


Mensagem enviada a blo.gs:

Someone is changing a few blog titles using the "name" field on your ping form. So, all the Portuguese updates blo.gs based lists are now... let's say... hmmm... puzzled, and being those titles used as political propaganda or as plain (dreadful taste) fun; I assume this was a final outcome that you could not predict.
Just noticing, ok?


14:14



Bloco-notas Web

powered by FreeFind



cxmail@iol.pt